![]() |
| Mark Weber |
Texto de uma palestra dada
na reunião do “London Forum”, no Grosvenor Hotel em Londres, Inglaterra, em 11
de abril de 2015, e — com pequenas alterações — no “Congresso Identitário
Internacional” em Guadalajara, México, em 2 de maio de 2015. O texto foi
editado para publicação aqui, e referências às fontes foram incluídas. (Um
vídeo da palestra de Weber em Londres está disponível no YouTube.)*1
O encontro do “London
Forum” o qual reuniu uma audiência de mais de cem pessoas, recebeu ampla
cobertura — porém hostil — da imprensa britânica. Organizações judaicas reclamaram
sobre o evento. A Polícia Metropolitana de Londres analisou as falas de Weber e
de outros oradores presentes na reunião e concluiu que o conteúdo do que
disseram “não atingia o patamar necessário para a abertura de uma investigação
criminal,” segundo o Daily Express. A
notícia de que Weber e os demais oradores “não seriam punidos provocou
indignação na comunidade judaica,” observou também o Express. Posteriormente, as autoridades britânicas proibiram a
entrada de Weber no país.*2
Por
muitos anos, Israel tem violado padrões bem estabelecidos do direito
internacional e tem desafiado inúmeras resoluções das Nações Unidas por meio da
ocupação de territórios conquistados, de execuções extrajudiciais e de
repetidos atos de agressão militar.
A
maior parte do mundo considera as políticas de Israel — e, em particular, a
opressão aos palestinos — ilegais e ultrajantes. Esse consenso internacional
reflete-se, por exemplo, em inúmeras resoluções da ONU que condenam Israel,
aprovadas por maiorias esmagadoras.
Em
outubro de 2003, por exemplo, a Assembleia Geral da ONU aprovou uma resolução
condenando a chamada “barreira de segurança” de Israel, uma estrutura grotesca,
com trechos muito maiores e mais imponentes que o Muro de Berlim, construída
por Israel em território palestino ocupado. A resolução contou com o apoio de
144 países, representando quase a totalidade da população mundial. Doze países
abstiveram-se. Apenas quatro países opuseram-se à resolução: Israel, Estados
Unidos, Ilhas Marshall e Micronésia. Estes dois últimos são pequenos Estados
insulares do Oceano Pacífico, com uma população conjunta de 180.000 habitantes,
que dependem inteiramente dos EUA.1
Em
dezembro de 2003, para citar outro exemplo, os membros da Assembleia Geral da
ONU analisaram uma resolução que reafirmava o princípio da soberania palestina.
Ela recebeu o apoio de 142 Estados, incluindo todas as nações da Europa e da
América do Sul. Nesse caso também, apenas quatro países votaram contra a
resolução: Israel, os Estados Unidos, as Ilhas Marshall e a Micronésia.2
“O
mundo inteiro”, disse o Secretário-Geral das Nações Unidas, Kofi Annan, há
alguns anos, “está exigindo que Israel se retire [dos territórios palestinos
ocupados]. Não creio que o mundo inteiro... possa estar errado.”3
Por
que os Estados Unidos se destacam entre as nações do mundo pelo apoio
inigualável ao Estado sionista?
Com
muito poucas exceções, mesmo aqueles políticos e figuras da mídia americanos
que por vezes criticam uma ou outra política israelense são, ainda assim,
praticamente unânimes em seu apoio entusiástico a Israel — e não apenas como
país, mas como um Estado étnico-religioso enfaticamente judaico. A despeito de divergências ocasionais sobre políticas
específicas, os EUA continuam, como fazem há anos, a oferecer a Israel um apoio
militar, diplomático e financeiro crucial, incluindo mais de 3 bilhões de
dólares anuais em ajuda. Apesar de divergências ocasionais sobre políticas
específicas, os EUA continuam, como fazem há anos, a oferecer a Israel um apoio
militar, diplomático e financeiro crucial, incluindo mais de 3 bilhões de
dólares anuais em auxílio.
Por
que o apoio a Israel por parte de políticos e da mídia é mais veemente e
inquestionável nos Estados Unidos do que em qualquer outro lugar? Bem, uma
possível explicação para esse nível incomparável de apoio é que os americanos
são muito mais conscientes, esclarecidos ou guiados por princípios do que as
pessoas em qualquer outra parte do mundo.
Uma
pessoa que tem falado candidamente sobre a verdadeira razão é o bispo
sul-africano Desmond Tutu, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1984. Ao
dirigir-se a uma plateia em Boston, ele disse: “Mas vocês sabem, assim como eu,
que, de alguma forma, o governo de Israel é colocado em um pedestal [nos EUA],
e criticá-lo significa ser imediatamente rotulado de antissemita... As pessoas
neste país têm medo de dizer que o que é errado é errado, porque o lobby
judaico é poderoso — muito poderoso.”4
O
bispo Tutu falou a verdade. Embora os judeus montam apenas dois ou três por
cento da população dos EUA, eles exercem imenso poder e influência – muito mais
do que qualquer outro grupo étnico ou religioso.
Como
apontou o escritor judeu e professor de ciência política Benjamin Ginsberg:5
“Desde a década de
1960, os judeus têm vindo a empunhar influência considerável na vida econômica,
cultural, intelectual e política dos Estados Unidos. Judeus desempenharam um
papel central no setor financeiro americano durante a década de 1980 e eles
estavam entre os principais beneficiários das fusões e reorganizações
corporativas daquela época. Hoje, embora a população judaica represente pouco
mais de 2% do total do país, quase metade dos bilionários americanos é de
origem judaica. Os presidentes-executivos das três principais redes de
televisão e dos quatro maiores estúdios de cinema são judeus, assim como os
proprietários da maior rede de jornais do país e do jornal mais influente, o New York Times... O papel e a influência
dos judeus na política americana são igualmente marcantes...”
“Os judeus são somente
3% da população do país e constituem onze por cento do que este estudo define
como a elite nacional. No entanto, os judeus perfazem mais de 25% da elite de
jornalistas e editores, mais de 17% dos líderes de importantes organizações
voluntárias e de interesse público e mais de 15% dos funcionários públicos do
topo do escalão.”
Stephen
Steinlight, ex-diretor de Assuntos Nacionais do Comitê Judaico Americano,
também observou o que chama de “poder político desproporcional” dos judeus, o
qual, conforme ele coloca, é — em termos relativos — “o maior de qualquer grupo
étnico ou cultural na América”. Ele prossegue explicando que “a influência e o
poder econômicos judaicos estão concentrados de forma desproporcional em
Hollywood, na televisão e na indústria de notícias”.6
Dois
escritores judeus renomados, Seymour Lipset e Earl Raab, destacaram em seu
livro de 1995, Jews and the New American
Scene:7
“Durante as últimas
três décadas, os judeus [nos Estados Unidos] tem somado 50 por cento dos
duzentos principais intelectuais... 20 por cento dos professores das principais
universidades... 40 por cento dos sócios dos principais escritórios de
advocacia de Nova York e Washington... 59 por cento dos diretores, roteiristas
e produtores dos 50 filmes de maior bilheteria entre 1965 e 1982, e 58 por
cento dos diretores, roteiristas e produtores de duas ou mais séries de
televisão do horário nobre.”
Em
2007, a revista Vanity Fair publicou
uma lista do que chama de “as pessoas mais poderosas do mundo” — uma relação
dos cem nomes mais influentes entre chefes de mídia, banqueiros, editores,
criadores de imagem e outros, que determinam como vemos a nós mesmos e ao mundo
e que — direta e indiretamente — moldam nossas vidas e nossos futuros. Judeus somavam
mais da metade dos homens e mulheres poderosos da lista da Vanity Fair, noticiou um jornal israelense de primeira proeminência,
o The Jerusalem Post.8
O
papel dos judeus na vida política americana é, de forma semelhante, formidável
e desproporcional. Um membro da influente Conferência de Presidentes das
Principais Organizações Judaicas Americanas “estimou que somente os judeus
haviam contribuído com 50 por cento dos recursos para a campanha de reeleição
do [presidente Bill] Clinton em 1996”.9
A revista americana Mother Jones
compilou uma lista dos 400 maiores doadores para as eleições nacionais dos EUA
no ano 2000. Sete dos dez primeiros eram judeus, assim como doze dos 20 primeiros
e 125 dos 250 primeiros.10
Em
anos recentes, o maior doador individual para políticos americanos, de longe,
tem sido Sheldon Adelson, um bilionário judeu veementemente pró-sionista. Na
campanha eleitoral dos EUA de 2012, o magnata dos cassinos e sua esposa doaram
dezenas de milhões de dólares ao candidato presidencial republicano Mitt Romney
e a outros candidatos, grupos e organizações pró-Israel. Conforme noticiou o The New York Times: “O Sr. Adelson, cuja
fortuna de US$ 38 bilhões o coloca entre os homens mais ricos do mundo, injetou
cerca de US$ 100 milhões em campanhas republicanas em 2012...”11
Nos
últimos anos, o maior doador para candidatos do Partido Democrata tem sido Haim
Saban, um bilionário israelense e magnata da mídia global. Observando a devoção
fervorosa de Saban ao Estado judeu, o The
New York Times relatou: “Desde então, ele emergiu como talvez o magnata com
mais conexões políticas de Hollywood, exercendo sua influência e seu poder
financeiro em Washington e, cada vez mais, no mundo, na tentativa de
influenciar tudo o que diz respeito a Israel. ‘Eu sou um homem de uma causa só,
e minha causa é Israel’, disse ele.”12
M. J. Rosenberg, analista de assuntos políticos da revista The Nation, observou: “Adelson e Saban são os principais
financiadores, respectivamente, dos partidos Republicano e Democrata, embora,
como ressalta Adelson, ‘quando se trata de Israel, nós estamos do mesmo lado’.”13
Michael
Medved, um bem-conhecido autor judeu e crítico de filme, escreveu:
“Não faz o menor
sentido tentar negar a realidade do poder e da proeminência judaicos na cultura
popular... Qualquer lista dos executivos de produção mais influentes de cada um
dos principais estúdios de cinema apresentará uma ampla maioria de nomes
reconhecidamente judaicos.”14
Uma
pessoa que estudou atentamente esse assunto é Jonathan J. Goldberg, editor do Forward, influente semanário da
comunidade judaica. Em seu livro de 1996, Jewish
Power, ele escreveu:15
“Em uns poucos
setores-chave da mídia, notadamente entre os executivos dos estúdios de
Hollywood, os judeus são tão numericamente dominantes que descrever esses
negócios como sendo controlados por judeus não passa de uma observação
estatística...”
Goldberg
seguiu pontuando:
“A Hollywood do final
do século XX ainda é uma indústria com um forte viés étnico. Praticamente todos
os altos executivos dos grandes estúdios são judeus. Roteiristas, produtores e,
em menor grau, diretores são desproporcionalmente judeus — um estudo recente
indicou que esse índice chega a 59% entre os filmes de maior bilheteria.
“O peso combinado de
tantos judeus em uma das indústrias mais lucrativas e importantes dos Estados
Unidos confere aos judeus de Hollywood um enorme poder político. Eles constituem
uma importante fonte de dinheiro para candidatos democratas.”
Joel
Stein, colunista do Los Angeles Times,
tem escrito:
“Como um judeu
orgulhoso, eu quero que a América saiba sobre nossa realização. Sim, nós
controlamos Hollywood... Eu não me importo se os americanos acham que nós estamos
no comando da mídia, de Hollywood, de Wall Street ou do governo. Eu só me
importo que continuemos a comandá-los.”16
Sobre
os anos, essa influência impactante tem tido um impacto profundo na maneira
como os americanos sentem, pensam e agem. Uma figura política de destaque que
reconheceu publicamente essa realidade é o vice-presidente Joe Biden. Em um
discurso notável proferido em maio de 2013, ele afirmou que o papel — por ele
descrito como “imenso" e “desproporcional” papel dos judeus na mídia de
massa e na vida cultural dos EUA é o fator isolado mais importante na formação
das atitudes americanas ao longo do último século e na condução de grandes
mudanças sociopolíticas.17 O
vice-presidente Biden disse: “Eu aposto que 85 por cento dessas mudanças
[sociopolíticas], seja em Hollywood ou nas redes sociais, são consequência da
atuação de líderes judeus na indústria. A influência é imensa.” Ele
acrescentou: “A herança judaica tem moldado quem nós somos — todos nós, nós, eu
— tanto ou mais do que qualquer outro fator nos últimos 223 anos. E isso é um
fato.”
Como
Biden menciona, esse não é, por meio algum, um fenômeno novo. Quarenta e três
anos atrás — durante uma reunião privada na Casa Branca que foi gravada secretamente,
o presidente Richard Nixon e o reverendo Billy Graham — o evangelista cristão
mais conhecido do país — conversaram francamente sobre o duro e fechado controle
judaico da mídia. Graham disse: “Esse domínio sufocante tem de ser quebrado, ou
o país vai para o ralo”. Ao que o presidente respondeu: “Você acredita nisso?” “Sim,
senhor”, disse Graham. “Ohh garoto”, respondeu Nixon. “Eu também. Eu nunca
posso dizer isso [publicamente, isto é], mas eu acredito nisso.”18
Como
tudo isso tem acontecido? O acadêmico norte-americano de origem judaica Alfred
M. Lilienthal forneceu uma resposta em seu estudo detalhado de 1978, The Zionist Connection {A Conexão
Sionista}. Ele escreveu:19
“Como a vontade
sionista foi tem sido imposta ao povo americano? … É a conexão judaica, a solidariedade tribal entre eles e a incrível
influência exercida sobre os não-judeus, que tem moldado esse poder sem
precedentes… A conexão judaica abrange todas as áreas e alcança todos os
níveis. A maioria dos americanos pode nem sequer perceber esse esforço
gigantesco, mas dificilmente há um judeu que não seja tocado por seus
tentáculos…”
“A extensão e a
profundidade do alcance do judaísmo organizado nos EUA alcançou – e alcança –
nos EUA, são de fato, impressionantes... O componente mais eficaz da conexão
judaica é, provavelmente, o controle da mídia... Os judeus, endurecidos por
séculos de perseguição, ascenderam a posições de suma importância no mundo
empresarial e financeiro... A riqueza e a perspicácia judaicas exercem um poder
sem precedentes nas áreas de finanças e bancos de investimento, desempenhando
um papel importante na influência da política dos EUA em frente ao Oriente
Médio... Nas grandes áreas metropolitanas, a conexão judaico-sionista permeia
profundamente os círculos afluentes das finanças, do comércio, da vida social,
do entretenimento e das artes.”
Por causa que o poderio militar dos EUA é, de longe, o
mais formidável e intervencionista do mundo, o papel judaico-sionista na
definição da política americana tem consequências para pessoas muito além das
fronteiras dos Estados Unidos. Durante a administração do presidente George W.
Bush, um grupo — uma cabala — de judeus de alto escalão, os chamados “neoconservadores,”
desempenhou um papel fundamental ao impulsionar os Estados Unidos para a guerra
no Iraque. Eles incluíam: Paul Wolfowitz, vice-secretário de Defesa; Richard
Perle, do Conselho de Política de Defesa do Pentágono; David Wurmser, do
Departamento de Estado; e Douglas Feith, subsecretário de Política do
Pentágono. Esses homens agiram em consonância com planos sionistas de derrubar
o regime iraquiano, planos que já estavam estabelecidos muito antes de Bush
assumir a presidência, no início de 2001.20
Para
pessoas bem-informadas, essa realidade não é segredo. Na Grã-Bretanha, um
membro veterano da Câmara dos Comuns declarou candidamente, em maio de 2003,
que judeus pró-Israel haviam assumido o controle da política externa dos EUA e
conseguido levar os EUA e a Grã-Bretanha à guerra no Iraque. Tam Dalyell,
deputado do Partido Trabalhista conhecido como “Pai da Câmara” por ser o
parlamentar com mais tempo de mandato, disse: “Uma cabala judaica assumiu o
governo dos Estados Unidos e formou uma aliança profana com cristãos
fundamentalistas...” e acrescentou: “Há influência judaica excessiva nos
Estados Unidos.”21
Em
Washington, o senador Ernest Hollings foi movido a declarar que o Iraque foi
invadido — nas suas palavras — para “garantir a segurança de Israel,” e que “todos”
sabem disso. Referindo-se à relutância de seus colegas no Congresso em
reconhecer abertamente essa realidade, Hollings afirmou que “ninguém está disposto
a se manifestar e dizer o que está acontecendo.” Os membros do Congresso, com
poucas exceções, apoiam Israel e suas políticas sem questionamentos, devido ao
que Hollings chamou de “pressões políticas que nós contraímos”.22
Os
americanos têm pago um preço alto pela aliança dos EUA com Israel. Isso inclui
dezenas de bilhões de dólares em ajuda econômica e militar ao Estado judeu, as
centenas de bilhões de dólares custeados pela guerra e pela ocupação do Iraque,
e a morte de mais de quatro mil militares americanos naquele conflito. Direta e
indiretamente, a chamada “relação especial” dos Estados Unidos com Israel
também gerou uma desconfiança, um medo e uma aversão sem precedentes em relação
ao país ao redor do mundo. Ao apoiar Israel e suas políticas, os Estados Unidos
traem não apenas seus próprios interesses nacionais, mas também os princípios
que afirmam incorporar e defender.
Na
verdade, se os Estados Unidos aplicassem a Israel os mesmos critérios que
aplicaram ao Iraque, à Sérvia e a outros países, bombardeiros e mísseis
americanos estariam atacando Tel Aviv, e autoridades americanas estariam
colocando líderes israelenses atrás das grades por crimes de guerra e crimes
contra a humanidade.
Com
líderes sionistas agora pressionando os Estados Unidos a travarem novas guerras
contra os adversários de Israel, é provável que o custo da aliança americana
com o Estado sionista aumente consideravelmente nos próximos anos.23
Líderes
israelenses e judaico-sionistas afirmam que os judeus constituem um “povo” ou
uma “nação” — isto é, um grupo nacional distinto ao qual se espera que judeus
de toda parte sintam e expressem uma lealdade primordial.24 Alguns líderes judaicos americanos têm
sido explícitos a esse respeito. Louis Brandeis, ministro da Suprema Corte dos EUA
e importante sionista americano, disse: “Reconheçamos todos que nós, judeus,
somos uma nacionalidade distinta, da qual todo judeu — qualquer que seja seu
país, sua posição social ou sua nuance de crença — é necessariamente membro.”25
Embora
judeus sionistas falem rotineiramente do “povo judeu” como um grupo
étnico-religioso distinto e frequentemente afirmem que os judeus são membros de
uma nacionalidade separada à qual devem lealdade, os sionistas insistem,
simultaneamente, que os judeus devem ser acolhidos como cidadãos plenos e em pé
de igualdade em qualquer país onde desejem viver — sem quaisquer obstáculos
sociais, legais ou institucionais ao poder e à influência judaicos na vida
pública. Em suma, líderes e organizações judaico-sionistas (como o Congresso
Judaico Mundial e o Comitê Judaico Americano) exigem plenos direitos de
cidadania para os judeus sionistas não apenas em “seu país”, Israel, mas em todo
lugar.
Grandes
organizações judaico-sionistas e, de forma mais ampla, a comunidade judaica
organizada também promovem o chamado “pluralismo,” a “tolerância” e a “diversidade”
nos Estados Unidos e em outros países. Elas acreditam que isso é benéfico para
os judeus. Abraham Foxman, diretor da Liga Antidifamação, uma das organizações
judaico-sionistas mais influentes do mundo, expressa-se da seguinte maneira: “A
sociedade pluralista da América... está no cerne da segurança judaica... A
longo prazo, o que tornou a vida judaica americana uma experiência
singularmente positiva na história da Diáspora, e o que nos permitiu ser
aliados tão importantes do Estado de Israel, é a vitalidade de uma sociedade
americana pluralista, tolerante e inclusiva.”26
Consistente
com essa perspectiva, a ADL promove há anos o slogan “A diversidade é a nossa
força”. Seguindo esse lema — que ela afirma ter criado —, a ADL tem dedicado
grandes esforços e recursos para persuadir os americanos — especialmente os
mais jovens — a acolher e abraçar uma “diversidade” social, cultural e racial
cada vez maior.27
Essa
campanha tem sido muito bem-sucedida. Políticos e educadores americanos, bem
como praticamente toda a grande mídia dos EUA, promovem a “diversidade”, o
“multiculturalismo” e o “pluralismo”, retratando aqueles que não abraçam esses
objetivos como pessoas odiosas e ignorantes. Ao mesmo tempo, organizações
judaico-sionistas influentes, como o American Israel Public Affairs Committee
(AIPAC), insistem que os EUA devem reconhecer e defender Israel como um Estado
étnico-religioso especificamente judaico. O pluralismo e a diversidade, ao que
parece, destinam-se apenas aos não judeus. O que é bom para os judeus em sua
própria terra natal — sugerem os líderes judaico-sionistas — não é a
diversidade e o multiculturalismo, mas sim um nacionalismo tribalista.
Há
pessoas que se opõem ao poder do chamado “lobby judaico” porque ele apoia e
viabiliza a opressão de Israel sobre os palestinos. Outras se opõem por estarem
insatisfeitas com este ou aquele aspecto da agenda desse lobby. Mas, para mim,
essa não é a questão principal. Para além das consequências danosas de qualquer
política específica viabilizada pela comunidade judaica, o que está em jogo é a
injustiça e o perigo inerentes a permitir que qualquer grupo minoritário ou
interesse específico exerça um poder e uma influência imensos e
desproporcionais — especialmente no país que é a principal potência militar e
financeira do mundo, bem como o fator cultural mais importante.
Imagine
a reação, por exemplo, se cristãos evangélicos, muçulmanos ou afro-americanos
passassem a exercer sobre a mídia e a vida política dos Estados Unidos um
controle comparável ao que é exercido pelos judeus. Na realidade, o domínio
judaico sobre a vida americana é muito mais perigoso do que aquele que, em
teoria, poderia ser exercido por qualquer um dos outros grupos que eu tenho
mencionado.
Há
duas razões principais para isso:
Primeiro,
os judeus na América têm, manifestamente, uma forte lealdade a um país
estrangeiro — Israel — que, desde a sua fundação em 1948, tem estado envolvido
em crises e conflitos aparentemente intermináveis com os seus vizinhos e que é,
atualmente, uma potência militar formidável com um vasto arsenal nuclear.
Segundo,
a firme influência judaica é particularmente perigosa devido à maneira
desconfiada e, por vezes, até hostil com que os judeus veem o resto de nós.
Ao
longo dos séculos, a comunidade judaica — mais do que qualquer outro grupo —
demonstrou um senso acentuado de separação em relação ao restante da humanidade
e, consequentemente, vê seus interesses como bastante distintos daqueles de todos
os outros. Essa mentalidade de “povo escolhido” — essa atitude de “nós contra
eles” — está ancorada em séculos de história e herança judaicas, e
profundamente enraizada na psique coletiva judaica.
O
antigo sentimento judaico de alienação em relação aos não judeus, e a
desconfiança persistente neles, manifesta-se em um artigo notável publicado no Forward, o importante semanário da
comunidade judaica. Intitulado “Nós estamos certos, o mundo inteiro está errado,”
o texto é de autoria do Rabino Dov Fischer, advogado e membro do Comitê de
Relações Comunitárias Judaicas da Federação Judaica de Los Angeles. O Rabino
Fischer também é vice-presidente nacional da Organização Sionista da América.28
Assim,
este artigo não foi escrito por um escriba obscuro, mas sim por uma figura de
destaque da comunidade judaica. E não apareceu em algum periódico marginal, mas
sim naquele que é, talvez, o semanário judaico mais culto e reflexivo dos
Estados Unidos — e, certamente, um dos mais influentes.
Em
seu ensaio, o Rabino Fischer diz aos leitores: “Se há algo que nos define como
judeus, é o fato de sermos um povo da história... Nossa história nos dá a força
para saber que podemos estar certos e o mundo inteiro esteja errado.”
Ele
vai adiante: “Nós estávamos certos, e o mundo inteiro estava errado. As
Cruzadas. As acusações de crimes rituais e as queimas do Talmude na Inglaterra
e na França, levando essas nações a expulsar os judeus por séculos. A
Inquisição espanhola e a portuguesa. Os guetos e o caso Mortara na Itália.
Dreyfus na França. Beilis na Rússia e um século de perseguição aos judeus
soviéticos.
“O Holocausto. Kurt
Waldheim na Áustria. Em cada uma dessas ocasiões, a Europa permaneceu em
silêncio — ou participou ativamente do nosso assassinato — e nós, sozinhos,
estávamos certos, enquanto o mundo inteiro estava errado.”
“Hoje, mais uma vez,
nós somos os únicos que estão certos e o mundo inteiro está errado. Os árabes,
os russos, os africanos e o Vaticano oferecem suas perspectivas conjuntas e seu
conhecimento acumulado sobre a ética do massacre. E os europeus. Embora nós
apreciemos o meio século de democracia na Europa Ocidental mais do que nós
valorizávamos os milênios anteriores de brutalidade europeia, nós reconhecemos
quem eles são, o que fizeram — e o que é o que. …”
“Nós lembramos que o
alimento que eles [europeus] consomem provém de um solo fertilizado por 2.000
anos de sangue judaico sobre o qual eles derramaram. O ódio atávico aos judeus
permanece no ar para onde subiram as cinzas dos crematórios...
“Sim, mais uma vez, nós
temos razão e o mundo inteiro está errado. Isso não muda nada, mas, após 25
séculos, é bom saber.”
Eu
quero enfatizar aqui que abordar candidamente a realidade do poder
judaico-sionista não é — como tantas vezes ouvimos dizer — “ódio” ou um “antissemitismo”
preconceituoso. Nós não desejamos mal a nenhum indivíduo, judeu ou não, em
razão de sua ascendência, religião ou origem. E ao mesmo tempo, nós não devemos
permitir que a intimidação, as difamações maliciosas ou as ameaças nos impeçam
de afirmar a verdade e de fazer o que é certo.
As
vítimas mais diretas e óbvias do poder judaico-sionista são, naturalmente, os
palestinos que vivem sob o domínio rigoroso de Israel. Mas nós, americanos
também somos vítimas. Através do controle judaico-sionista sobre a mídia e da
corrupção organizada do nosso sistema político por parte desse grupo, nós somos
pressionados, seduzidos, persuadidos e enganados para sustentar o Estado
judaico, fornecendo-lhe bilhões de dólares anualmente e armamentos de última
geração, e mesmo sacrificando vidas americanas.
Mas
também é verdade que nós, americanos, compartilhamos alguma da responsabilidade
por tudo isso. Nós temos permitido que um poder imenso — capaz de afetar todos
os aspectos de nossas vidas e do nosso futuro — fosse exercido por membros de
um grupo minoritário étnico-religioso que encara o povo americano com
desconfiança, vendo-o como um potencial inimigo. Em outras palavras, os
americanos permitiram que pessoas que os veem com cautela e desconfiança
desempenhassem um papel fundamental na definição de como vivemos e do nosso
futuro, tanto como indivíduos quanto como nação. Permitir que tal poder caia
nas mãos de pessoas que claramente não têm nossos melhores interesses em estima
— e que, de fato, nem sequer confiam em nós — é, para dizer razoavelmente, uma
atitude irresponsável.
Tanto
quanto o poder daquilo que Desmond Tutu chama de lobby judaico “muito poderoso”
permanecer arraigado, não haverá fim para a distorção judaica sistemática da
história e das questões atuais, para a dominação judaico-sionista do sistema
político e da mídia dos EUA, para a opressão sionista aos palestinos, para o
conflito sangrento entre judeus e não judeus no Oriente Médio e para a ameaça
israelense à paz.
É
por isso que nenhuma tarefa é mais importante ou urgente do que identificar,
combater e quebrar esse poder.
Hoje,
nós estamos engajados em uma grande luta global — na qual dois lados distintos
e irreconciliáveis se enfrentam: uma luta que coloca, de um lado, um poder
autoconfiante e diabólico que se sente predestinado a governar os outros e, de
outro, todas as demais nações e sociedades — na verdade, a própria humanidade.
Essa
luta não é nova. É a mais recente encenação de um grande drama que se
desenrolou repetidamente ao longo dos séculos, em muitas sociedades, culturas e
épocas históricas diferentes. No passado, esse drama se desenrolou em um palco
local, nacional, regional ou, por vezes, continental. Hoje, trata-se de um
drama global e de um embate global.
É
uma luta pelo bem-estar e pelo futuro não apenas do Oriente Médio ou da
América, mas uma grande batalha histórica pelo nosso bem-estar global — uma
luta que convoca todos nós que compartilhamos um senso de responsabilidade pelo
futuro de nossa própria nação e da humanidade.
Tradução
por Dignus {academic auctor pseudonym - studeo liber ad collegium}
Revisão
e palavras entre chaves por Mykel Alexander
*1 Fonte utilizada por Mark Weber:
*2 Fonte utilizada por Mark Weber:
1 Nota de Mark Weber: “General
Assembly, in Resumed Emergency Session, Demands Israel Stop Construction of
Wall, Calls on Both Parties to Fulfill Road Map Obligations.” United Nations
Press Release, 21 de outubro de 2003. (http://unispal.un.org/unispal.nsf/1ce874ab1832a53e852570bb006dfaf6/c4963112ac76556d85256dc7005047aa)
2 Nota de Mark Weber: Votação da
Assembleia Geral da ONU em 23 de dezembro de 2003 sobre o projeto de resolução
58/229.
(http://unispal.un.org/UNISPAL.NSF/0/77660E5C1B79EF8C85256EA90068A58B)
3 Nota de Mark Weber: Em 8 de
abril de 2002, em Madri. J. Brinkley, “Israel Starts Leaving…”, The New York Times, 9 de abril de 2002.
(http://www.nytimes.com/2002/04/08/international/08CND-MIDE.html)
4 Nota de Mark Weber: D. Tutu,
“Apartheid na Terra Santa”, The Guardian
(Grã-Bretanha), 29 de abril de 2002.
(http://www.guardian.co.uk/israel/comment/0,10551,706911,00.html
)
5 Nota de Mark Weber: Benjamin
Ginsberg, The Fatal Embrace: Jews and the
State (University of Chicago, 1993), pp. 1, 103.
6 Nota de Mark Weber: S.
Steinlight, “The Jewish Stake in America’s Changing Demography: Reconsidering a
Misguided Immigration Policy,” Center for
Immigration Studies, Nov. 2001.
7 Nota de Mark Weber: Seymour
Martin Lipset e Earl Raab, Jews and the
New American Scene (Harvard Univ. Press, 1995), pp. 26-27.
8 Nota de Mark Weber: N. Burstein,
“Jewish power dominates at ‘Vanity Fair’,” The
Jerusalem Post (Israel), 11 (12?) de outubro de 2007.
(http://www.jpost.com/Jewish-World/Jewish-News/Jewish-power-dominates-at-Vanity-Fair)
9 Nota de Mark Weber: Janine
Zacharia, “The Unofficial Ambassadors of the Jewish State,” The Jerusalem Post (Israel), 2 de abril
de 2000. Reimpresso em “Other Voices,” junho de 2000, p. OV-4, um suplemento de
The Washington Report on Middle East
Affairs.
10 Nota de Mark Weber: A. Cockburn,
“The Row Over the Israel Lobby,” 8 (ou 5?) de maio 2006, Counterpunch.
11 Nota de Mark Weber: N.
Confessore, E. Lipton, “Seeking to Ban Online Betting, G.O.P. Donor Tests
Influence,” The New York Times, 27,
de março de 2014
(http://www.nytimes.com/2014/03/28/us/politics/major-gop-donor-tests-his-influence-in-push-to-ban-online-gambling.html);
J. Horowitz, “Republican Contenders Reach Out to Sheldon Adelson, Palms Up,” The New York Times, 26 de abril de 2015
(http://www.nytimes.com/2015/04/27/us/politics/republican-contenders-reach-out-to-sheldon-adelson-palms-up.html)
; E. Lipton, “G.O.P.’s Israel Support Deepens as Political Contributions
Shift,” The New York Times, 4 de a
bril de 2015
Ver também: M. Gold, P. Rucker,
“Billionaire mogul Sheldon Adelson looks for mainstream Republican who can win
in 2016,” The Washington Post, 25 de
março de 2015
(http://www.washingtonpost.com/politics/billionaire-mogul-sheldon-adelson-looks-for-mainstream-republican-who-can-win-in-2016/2014/03/25/e2f47bb0-b3c2-11e3-8cb6-284052554d74_story.html);
P. Stone, “Sheldon Adelson Spent Far More On Campaign Than Previously Known,” The Huffington Post, 12 de dezembro de
2012
(http://www.huffingtonpost.com/2012/12/03/sheldon-adelson-2012-election_n_2223589.html)
12 Nota de Mark Weber: A. R.
Sorkin, “Schlepping to Moguldom,” The New
York Times, 5 de setembro de 2004.
(http://www.nytimes.com/2004/09/05/business/yourmoney/05sab.html)
13 Nota de Mark Weber: M. J.
Rosenberg, “Sheldon Adelson and Haim Saban: Billionaire Funders for Israel,” The Nation, 8 de dezembro de 2014
(http://www.thenation.com/article/192065/sheldon-adelson-and-haim-saban-want-be-koch-brothers-israel)
14 Nota de Mark Weber: M. Medved,
“Is Hollywood Too Jewish?,” Moment,
Vol. 21, No. 4 (1996), p. 37.
15 Nota de Mark Weber: Jonathan
Jeremy Goldberg, Jewish Power: Inside the
American Jewish Establishment/ (Addison-Wesley, 1996), pp. 280, 287-288. Ver
também pp. 39-40, 290-291.
16 Nota de Mark Weber: J. Stein,
“How Jewish Is Hollywood?,” Los Angeles
Times, 19 de dezembro de 2008.
(http://www.latimes.com/news/opinion/commentary/la-oe-stein19-2008dec19,0,4676183.column)
17 Nota de Mark Weber: Jennifer
Epstein, “Biden: ‘Jewish heritage is American heritage’,” Politico, 21 de maio de 2013.
(http://www.politico.com/politico44/2013/05/biden-jewish-heritage-is-american-heritage-164525.html);
Daniel Halper, “Biden Talks of ‘Outsized Influence’ of Jews: ‘The Influence Is
Immense’,” The Weekly Standard, 22 de
maio 2013.
(http://www.weeklystandard.com/blogs/biden-talks-outsized-influence-jews-influence-immense_728765.html)
Ver também: M. Weber , “Vice President Biden Acknowledges ‘Immense’ Jewish Role
in American Mass Media and Cultural Life,” July 2013.
18 Nota de Mark Weber: “Nixon,
Billy Graham Make Derogatory Comments About Jews on Tapes,” Chicago Tribune,
March 1, 2002 (or Feb. 28, 2002)
(http://www.fpp.co.uk/online/02/02/Graham_Nixon.html);
“Billy Graham Apologizes for ’72 Remarks,”
Associated Press, Los Angeles Times, 2
de março de 2002. “Graham Regrets Jewish Slur,” BBC News, 2 de março 2002.
(http://news.bbc.co.uk/2/hi/americas/1850077.stm)
The conversation apparently took place on Feb. 1, 1972.
19 Nota de Mark Weber: A.
Lilienthal, The Zionist Connection
(New York: Dodd, Mead, 1978), pp. 206, 209, 212, 218, 228, 229.
20 Nota de Mark Weber: Ver John J.
Mearsheimer and Stephen M. Walt, The
Israel Lobby and US Foreign Policy. New York: Farrar, Straus & Giroux,
2007.
21 Nota de Mark Weber: F. Nelson,
“Anger Over Dalyell’s ‘Jewish Cabal’ Slur,” The Scotsman (Edinburgh), May 5,
2003 (http://www.highbeam.com/doc/1P2-13027250.html)
; M. White, “Dalyell Steps Up Attack On Levy,” The Guardian (London), May 6,
2003. (http://www.theguardian.com/uk/2003/may/06/race.politics).
22 Nota de Mark Weber: M. Weber,
“`Iraq Was Invaded to Secure Israel,’ Says Senator Hollings,” July 16, 2004
23 Nota de Mark Weber: Ver por
exemplo: M. Weber, “Behind the Campaign for War Against Iran,” April 2013.
24 Nota de Mark Weber: Ver: Kevin
MacDonald, The Culture of Critique. Praeger, 1998 (Softcover edition, 2002);
Review by S. Hornbeck of The Culture of Critique in a 1999 issue of American
Renaissance (http://www.csulb.edu/~kmacd/review-AR.html) ; M. Weber, “The
Weight of Tradition: Why Judaism is Not Like Other Religions.” Oct. 2010
( https://ihr.org/other/judaism0709-html/ ) ; M.
Weber, “Jews: A Religious Community, a People, or a Race?,” March-April 2000 (
https://ihr.org/journal/v19n2p63_Weber.html ) ; Israel even claims to speak on
behalf of Jews who lived and died before the state was established. “Holocaust
Victims Given Posthumous Citizenship by Israel,” The Associated Press, Los
Angeles Times, May 9, 1985.
(
http://articles.latimes.com/1985-05-09/news/mn-6754_1_posthumous-citizenship )
;
25 Nota de Mark Weber: Louis D.
Brandeis, “The Jewish Problem and How to Solve It.” Speech of April 25, 1915. (
http://www.pbs.org/wnet/supremecourt/personality/sources_document11.html )
26 Nota de Mark Weber: Foxman
letter of Nov. 11, 2005. Published in The Jerusalem Post, Nov. 18, 2005.
(
http://archive.adl.org/media_watch/newspapers/20051111-JPost.htm )
27 Nota de Mark Weber: ADL On the Frontline (Nova York), verão de
1997, p. 8. Esta edição do boletim da ADL também registrou, com certo orgulho,
que o presidente Clinton, em seu discurso sobre o Estado da União de fevereiro
de 1997, dera um impulso inesperado ao que a organização chamava de seu
"lema" (tag line). Nesse discurso, Clinton afirmou: "Meus
compatriotas americanos, jamais devemos acreditar que nossa diversidade é uma
fraqueza. Ela é a nossa maior força".
28 Dov Fischer, “We’re Right, the
Whole World’s Wrong” [Nós estamos certos, o mundo inteiro está errado],
*Forward* (Nova York), 19 de abril de 2002, p. 11.
( http://ravfischer.blogspot.com/2008/05/april-19-2002-forward-were-right-whole.html )
Algumas das observações de Fischer aqui constituem
distorções grosseiras da história. Por exemplo, sua menção a “um século de
perseguição aos judeus soviéticos” é uma falsidade flagrante. Para começar,
todo o período soviético durou 74 anos, e não 100. E, durante pelo menos parte
desse período — sobretudo nos primeiros dez anos da era soviética —, os judeus
detinham um poder imenso, se não dominante. O rabino Fischer parece ter
esquecido figuras como Leon Trotsky, comandante-em-chefe do Exército Vermelho
do jovem Estado soviético; Grigori Zinoviev, chefe da Internacional Comunista;
e Yakov Sverdlov, o primeiro presidente soviético. (Veja: M. Weber, “The Jewish
Role in the Bolshevik Revolution and Russia’s Early Soviet Regime” [O papel
judaico na Revolução Bolchevique e no regime soviético inicial da Rússia], The
Journal of Historical Review, jan.-fev. de 1994 [ https://ihr.org/journal/v14n1p-4_Weber.html
].)
Fonte: The Danger and Challenge of Jewish-Zionist
Power, por Mark Weber, 2015, Institute for Historical Review.
https://ihr.org/other/jewishzionistpower2015
Sobre o autor: Mark weber é um historiador
americano, escritor, palestrante e analista de questões atuais. Ele estudou
história na Universidade de Illinois (Chicago), na Universidade de Munique
(Alemanha), e na Portland State University. Ele possui um mestrado em História
Europeia da Universidade de Indiana. Desde 1995 ele tem sido diretor do
Institute for Historical Review, um centro independente de publicações,
educação e pesquisas de interesse público, no sul da Califórnia, que trabalha
para promover a paz, compreensão e justiça através de uma maior consciência
pública para com o passado. Foi por anos editor do The Journal for
Historical Review. Em março de 1988, ele testemunhou por cinco dias no
Tribunal Distrital de Toronto como uma testemunha especialista reconhecida na
política judaica da Alemanha durante a guerra e na questão do Holocausto.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão publicados apenas quando se referirem ESPECIFICAMENTE AO CONTEÚDO do artigo.
Comentários anônimos podem não ser publicados ou não serem respondidos.